Programa de educação formal no qual um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência”
(CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013, p. 3).
★ Organizar os espaços e materiais a serem utilizados
★ Procurar formas de encantar o aluno
★ Deixar o tempo igual para cada estação
★ Planejar o tempo da rotação (mudança de espaço)
★ Introduzir o assunto antecipadamente
★ Dividir a turma em grupos produtivos
★ Compartilhamento de materiais
★ Poucos computadores, tablets ou celulares
★ Os alunos trabalham ora em equipe ora individualmente
★ Aprendizagem criativa e dinâmica
★ Assimilação do conteúdo com estratégias diferenciadas
★ Foca nas habilidades e competências de cada aluno (como ele aprende)
★ Faz o aluno ser o centro da aprendizagem
★ Professor no papel de tutor: aprende com os alunos
Despertar nos alunos o interesse pela fauna brasileira e principalmente de extinção na Mata Atlântica e suas principais causas de mudanças de clima, caça indiscriminada, falta de alimento, dificuldade de reprodução e o pior, a ação destruidora do homem. A aula também tem como foco a leitura e escrita.
Identificar diferentes espécies de animais e sua importância para a natureza
Vencer o medo dos animais.
Aprender de forma dinâmica a importância da preservação do meio ambiente para a sobrevivência dos animais em extinção da Mata Atlântica por meio de conteúdos que despertem o interesse.
Relacionar figuras planas com contornos de faces das figuras tridimensionais.
Representar formas geométricas tridimensionais usando materiais manipulativos.
Identificar e nomear algumas formas tridimensionais
Ler e consolidar os procedimentos de leitor, a fim de construir uma atitude favorável à pesquisa e ao estudo.
Perceber que ler nos dá instrumentos para compreender e explicar melhor não só o mundo que nos rodeia, como os "outros mundos", nossos companheiros no universo.
A partir da Canção Ciranda Pantaneira do Grupo Acaba como atividade de sala de aula invertida, os professores utilizaram elementos do Pantanal para criar essa aula mágica: colagem de tecidos no mapa do Estado do Mato Grosso, experimentação de instrumentos musicais, danças típicas e colagem com os animais do bioma.
Conhecer a historia do Tangram, figuras geométricas, aprender a manipular o jogo a partir de cartazes, figuras, pesquisa na internet e tangram de madeira.